segunda-feira, 30 de abril de 2012

COLHENDO OS FRUTOS DA TERRA

No ano de 2010 o CIEP desenvolveu atividades de horta seguindo um planejamento do PDE federal. Durante estes dois anos temos colhido hortaliças e o mais importante, temos utilizado este espaço para as aulas práticas de Ciências. Além das hortaliças o professor de Ciências, Waltemir Souza, plantou mudas de mandioca no entorno do espaço da horta, como técnica de manejo e contenção do crescimento de espécies generalistas. Agora no mês de abril estamos colhendo aipim, ou melhor, a mandioca que foi plantada a oito meses atrás. Os alunos do terceiro ano da turma 3003 participaram deste momento de colheita. Estamos novamente em processo de reconstrução da horta aproveitando o finalzinho do período de chuvas. Novos canteiros serão feitos para por em prática as aulas sobre os tipos de solos, degradação e cuidados com o solo, nutrientes necessários para produção dos vários tipos de vegetais e por aí vai...
Veja as fotos da nossa última colheita





ANIMAÇÃO CULTURAL


Toda escola precisa  valorizar a cultura de seu povo, descobrir talentos e estimular a busca pelo conhecimento. Em nosso CIEP a animadora cultural, Hérica Barros, faz este trabalho. Ela desenvolve  trabalhos de artes cênicas  que estimulam a leitura, a expressão corporal e a criatividade dos alunos levando-os a apresentarem peças de teatro para os colegas.










Química no cotidiano

A professora Elisabeth Nascimento desenvolve um trabalho de vanguarda em nossa escola quando propõe pesquisas, seminários e exposições sobre a Química do cotidiano. Ela faz seu aluno aprender a aprender. Atribui tarefas aos grupos da turma da turma 3003 que precisam estudar e buscar respostas para os desafios propostos pela professora. Os resultados podem ser percebidos pela qualidade dos trabalhos e pelos seminários apresentados por eles.









Caminhada contra a Dengue - Em abril demos o primeiro passo de uma caminhada que precisa durar o ano inteiro. Marchamos pelas ruas de São Pedro da Aldeia, nossa cidade, num movimento estudantil contra a Dengue. Os alunos distribuiram panfletos e gravaram mensagens de conscientização que foram transmitidas pelo carro de som que deu apoio ao movimento. Saimos em passeata pelas ruas no centro da cidade com alegria e com a preocupação de chamar atenção da comunidade, para um problema que afeta a todos e que só terá solução com a união da sociedade e do poder público..